Guest Teix: Nouvelle Rita

Nouvelle Rita, a portuguesa dos traços tridimensionais

Ela começou a tatuar por acaso, enquanto cursava a faculdade de Belas Artes de Lisboa. Anos depois, faz do hobby a sua profissão, criou uma linha de desenhos autorais com linhas tridimensionais que a tornou conhecida e viaja pelo mundo deixando as marcas de sua arte.
               
A portuguesa Nouvelle Rita participou em novembro do Programa de Guests da Teix. Foi sua primeira experiência em Curitiba, após tatuar em, Roma, Berlim e São Paulo.  “Já seguia o trabalho do estúdio e do pessoal que lá trabalha antes de vir para cá e pareceu-me um conceito bastante interessante. O fato de não separarem completamente a tatuagem de outras artes é inovador, já que até há bem pouco tempo a tatuagem sempre esteve um bocado à margem e até numa constante batalha para se afirmar como arte. É uma discussão que sempre existirá, mas penso que na Teix se consegue sentir muito mais essa proximidade”, conta.


Leia a entrevista com a artista:
Conte um pouco da sua história.
Tenho 28 anos, nasci em Setúbal uma cidade a 45 minutos a Sul de Lisboa. Fica perto do mar, tem uma serra bonita e há golfinhos no rio. Moro e trabalho em Lisboa.  Estive na faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa por 6 anos, primeiro em pintura durante 3 anos e depois em cinema de animação.

Como a tatuagem entrou na sua vida? E como virou sua profissão?
Tornou-se a minha profissão tal como entrou na minha vida: por acaso. Foi cerca de um ano depois de terminar a faculdade que comecei a tatuar. Na altura estava casada com uma tatuadora (Tania Catclaw) ela tinha material a mais lá em casa e decidi experimentar porque estava um pouco aborrecida, sentia-me um pouco estagnada. Nunca pensei que fosse gostar tanto e desde então não parei mais. Isto foi em outubro de 2013. Nunca antes tinha pensado que gostaria de seguir o percurso da tatuagem, mas penso que o fato de o ter seguido numa altura não muito boa da minha vida fez com que me agarrasse à tatuagem com muito mais força do que se tivesse sido noutra altura qualquer. Apercebi-me que ao ter observado a Tania durante 5 anos e estado bastante próxima da evolução Dela e dos desafios que iam surgindo na tatuagem, já sabia bastantes coisas a nível de técnica quando comecei, o que me ajudou a ter uma evolução bastante rápida.

Qual a sua proposta de trabalho e como é o seu processo de criação e execução.
Eu tento fazer objetos tridimensionais que sejam facilmente reconhecíveis à primeira vista, mas que observando mais de perto se possam descobrir novos pormenores que a uma certa distância passam despercebidos. Tento dar todo o volume e sombra apenas a partir do contraste entre espessura, direção e distância entre linhas. Para mim é um processo bastante automático que não sei bem como explicar. 

Você já conhecia a Teix?

Já seguia o trabalho do estúdio e do pessoal que lá trabalha antes de vir para cá e pareceu-me um conceito bastante interessante. O fato de não separarem completamente a tatuagem de outras artes é inovador, já que até há bem pouco tempo a tatuagem sempre esteve um bocado à margem e até numa constante batalha para se afirmar como arte. É uma discussão que sempre existirá, mas penso que na Teix se consegue sentir muito mais essa proximidade. 

Como foi sua experiência por aqui?
Foi muito positiva, me senti confortável e toda a gente me fez sentir bem vinda e como se fizesse parte da casa. Não só no aspecto profissional mas também quando guardávamos as agulhas. 

Onde pretende chegar com o seu trabalho?
Quero continuar pela estrada em que estou e ver onde ela me leva. Não tenho quaisquer expectativas formadas para o meu trabalho, nunca tive, e até agora tenho ficado muito feliz com as surpresas que tenho tido. Para mim o mais importante é gostar do que faço e fazer os meus clientes felizes, e tenho a sorte de já o estar a fazer, não posso pedir muito mais. 


Confira as tatuagens realizadas nesta temporada:











SERVIÇO:

Estúdio e Galeria Teix
(41) 3018-2732 | 3019-2294
Al. Algusto Stellfeld, 1581 - Batel Soho
estudioteix@gmail.com


Comentários

Mike disse…
Nós estamos Serviços de Fotografia em Portugal, Fotografia em Portugal, Serviços profissionais de fotografia em Lisboa Fotógrafo Profissional em Lisboa.

Postagens mais visitadas